Dr. Carl Melchior

(1871-1933)

Nascido em Hamburgo, a 1871, Dr. Carl Melchior foi advogado alemão, banqueiro, diplomata e acionista do banco M.M. Warburg & Co. Foi também um dos mais importantes decisores fiscais da história alemã. Chefe da delegação financeira alemã nas negociações para o Tratado de Versalhes em 1919, foi também de grande importância para a Beiersdorf.

Na sua qualidade de acionista da M.M. Warburg & Co., foi o contacto direto de confiança do cofundador da Beiersdorf, o Dr. Oscar Troplowitz, em matéria financeira, até à morte de Troplowitz em 1918, após o que aconselhou a mulher de Troplowitz, Gertrud. Após a morte súbita de Gertrud em 1920, Melchior ajudou na fundação da P. Beiersdorf & Co. GmbH, que se tornou uma empresa de ações conjuntas em 1922.

Com Warburg a ser legado os 25 direitos de voto ligados às antigas ações de Gertrud Troplowitz, os herdeiros da família deixaram de poder formar uma maioria. Isto resultou num curso estável para a empresa durante os tempos incertos da República de Weimar, apesar da incerteza da situação dos herdeiros, que foi marcada por interesse próprio. Melchior foi nomeado Presidente do Conselho De supervisão da corporação Beiersdorf AG fundada em 1922.

Nos anos que precederam a sua morte, a dedicação de Melchior desempenhou um papel significativo na estabilidade e sucesso internacional da empresa. Carl Melchior morreu em Hamburgo, em 1933, aos 62 anos.